Viva o presente e relembre o passado da Vila!

08/05/2023

Vila Mariana e os caminhos que formaram sua história

Os primeiros registros da região se deram em 1782, quando então, o Governador Francisco de Cunha Menezes concedeu a Lázaro Rodrigues Piques, um leiloeiro de escravos, as terras abandonadas da Fazenda da Ressaca, que iam desde o Ribeirão Ipiranga até a Estrada do Cursino.


Os caminhos da dita fazenda eram dois: um deles indo para Santo Amaro, passando pelo Taboão e outro para a cidade, subindo até a atual estrada do Cursino, para ali encontrar a estrada do mar. Por ali passavam viajantes que se dirigiam ao litoral paulista e moradores que mais tarde se assentariam na região.


O “Caminho do Carro”


O “Caminho do Carro” para Santo Amaro já existia nos anos de 1770-1880, e começava no largo da Pólvora, Liberdade e chegava no assento da Rua Paraíso. Dali para a frente percorria então a Rua Domingos de Morais até a Rua Luís Góis, onde dobrando à direita entrava no bairro de Mirandópolis. Seguindo para a frente ia se juntar com outro caminho atual Jabaquara.


A Vila Mariana era passagem de tropeiros


Em 1864, foi aberta a “Estrada do Vergueiro”, que ligava a Capital à Cidade de Santos. Essa estrada facilitou a viagem de tropeiros, mas os deixou expostos a ladrões. Nesse contexto, o bairro que era apenas conhecido como o “Caminho do Carro”, passou a ser chamado de “Cruz das Almas”, em homenagem aos tantos tropeiros que perderam suas vidas nesse trajeto.


A linha férrea chega à região


Entre 1883 e 1886 foi construída a estrada de ferro até Santo Amaro, sobre o chamado antigo “Caminho do Carro”, no trecho “Estrada do Fagundes”.


Seu construtor foi o engenheiro Alberto Kuhlmann da empresa Cia. Carris de Ferro de Santo Amaro, que mais a frente teria um papel importante na escolha do nome do bairro.


Foi a partir da linha férrea que se deu o fracionamento das chácaras existentes na região atualmente.


Uma nova onda de progresso chega à Vila Mariana através do metrô.


Entre as características principais do bairro está o fácil acesso às principais vias da cidade. A região conta com diversas opções de mobilidade sendo: 5 estações de metrô, 3 terminais de ônibus e ciclovia.


Com o passar dos séculos, a Vila Mariana se consolidou como área nobre de São Paulo e uma das áreas mais desenvolvidas da capital paulista.


Nós somos da Imóveis na Vila e estamos aqui para compartilhar informações e histórias interessantes sobre esse bairro que escolhemos como casa e local de trabalho.


E você também é apaixonado pela Vila Mariana?


REFERÊNCIAS:

http://www.estacoesferroviarias.com.br

https://www.saopauloinfoco.com.br/

https://www.gazetasp.com.br/

https://pt.wikipedia.org/wiki/

https://www.spbairros.com.br/