Viva o presente e relembre o passado da Vila!

15/05/2023

De centro de pesquisas à base militar. Conheça um pouco da história do Instituto Biológico.

Das origens em 1924

Uma praga avassaladora no café fez nascer o instituto


Por conta da pressão dos barões do café que viam suas colheitas serem dominadas por uma praga avassaladora, em 1924 a então Secretaria da Agricultura se viu obrigada a instituir um órgão responsável por zelar pelos cafezais.


O início do instituto começou discretamente, localizando-se em quatro prédios adaptados e espalhados por alguns bairros da cidade e em Santos.


Em 1928, o instituto ganha um novo endereço: Vila Mariana


Nesse ano foi doada uma área de aproximadamente 239.000 m² para a construção do instituto. Era uma área pouco valorizada, conhecida como "Campo do Barreto", e que, mais tarde, teve uma parte cedida ao Parque do Ibirapuera. Era uma várzea com muitas aves. Todo esse conjunto chamava-se “Invernada dos Bombeiros” e era cortado pelo Córrego do Sapateiro. Hoje, essa área é definida pela Av. Ibirapuera, Av. Brasil e Av. Cons. Rodrigues Alves.


De centro de pesquisas à base militar


Em 9 de julho de 1932, há 90 anos, o Brasil entrou em guerra civil. Forças de São Paulo enfrentaram as do resto do país. O confronto ficou conhecido como Revolução Constitucionalista de 1932.


Enquanto São Paulo lutava contra as forças do governo, o Instituto ainda em construção, teve seu pátio utilizado como acampamento dos soldados gaúchos.


Uma construção que atravessou as revoluções de 1930 e 1932 e ao golpe de 1937


A história da ciência e da tecnologia que foi produto de muita perseverança e ousadia.


Depois de quase duas décadas de construção, em 1945, o prédio central do instituto foi inaugurado.


O prédio é um exemplo da modernidade da arquitetura paulistana, com assinatura do arquiteto Mário Whatey e paisagismo pelo arquiteto e paisagista Arséne Puttemans, com o uso de formas geométricas influenciadas por movimentos vanguardistas como o futurismo, o cubismo e o construtivismo.


Um patrimônio histórico que também é referência de tecnologia


Em 2002 o instituto foi tombado como patrimônio histórico.


Referência nacional na área de pesquisa agrícola, o local administra um vasto conjunto de laboratórios espalhados pelo estado de São Paulo. Apenas em sua sede, na capital paulista, o IB abriga os Centros de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Animal, Vegetal e Proteção Ambiental, além do Museu do Instituto Biológico, do único jardim zoológico de insetos autorizado pelo IBAMA e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, do Centro de Memória e de uma biblioteca que conta com mais de 100 mil volumes em seu acervo.


99 anos de história nas paredes e pisos desse prédio icônico


O Instituto Biológico é o exemplo de ousadia e perseverança e representa a valorização que o país dá para as questões sanitárias, do agronegócio e da biossegurança, tão intrínsecas em nossa cultura. Graças ao trabalho de pesquisadores, vacinas, tratamentos, pesquisas avançadas e tecnologia foram desenvolvidos através do instituto.


Nós somos da Imóveis na Vila e estamos aqui para compartilhar informações e histórias interessantes sobre esse bairro que escolhemos como casa e local de trabalho. E você também é apaixonado pela Vila Mariana?


FOTOS

(Foto: Divulgação):

http://www.biologico.sp.gov.br/uploads/files/pdf/album_historico/86anos_IB.pdf

Vista aérea do instituto e seu cafezal no slide no. 45


REFERÊNCIAS:

http://www.biologico.sp.gov.br/page/quem-somos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Biol%C3%B3gico