Viva o presente e relembre o passado da Vila!

01/09/2023

128 anos de história: entenda como surgiu a Vila Mariana

No dia 3 de setembro de 1895, o governador Bernardino de Campos promulgou a Lei 370, que reconheceu o distrito da Vila Mariana. Entretanto, a história do bairro começa alguns anos antes deste fato.


Tudo começou em meados de 1782, quando o governador Francisco da Cunha Menezes concedeu para Lázaro Rodrigues Piques terrenos entre o Ribeirão Ipiranga e a Estrada do Cursino, abrangendo a região que viria a ser a Vila Mariana futuramente. Tudo se intensificou entre os anos de 1883 e 1886 quando Alberto Kuhlmann construiu uma estrada de ferro partindo da Liberdade até Santo Amaro que fracionou as chácaras existentes.  


Em 1887, o Matadouro Municipal (onde atualmente funciona a Cinemateca Brasileira) foi transferido do centro de São Paulo para a Vila Mariana, que -na época- era uma região considerada periférica. O Matadouro permaneceu ativo até 1927 e o prédio passou a ser um local de armazenamento que foi tombado como Patrimônio Histórico em 1988.


A origem do nome da Vila Mariana possui duas versões. A primeira afirma que ele veio da junção dos nomes da mãe (Maria) e da esposa (Anna) do coronel da guarda nacional Carlos Eduardo de Paula Petit, que foi um dos homens mais importantes do bairro. A outra história diz que o nome foi dado em homenagem à esposa de Kuhlmann (Mariana), que construiu a estrada de ferro.


Fontes: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/vila_mariana/noticias/?p=98038 | https://www.saopauloinfoco.com.br/historia-da-vila-mariana/#google_vignette | https://jornalzonasul.com.br/antigo-matadouro-se-transformou-em-sede-do-maior-acervo-audiovisual-do-pais/